Qual tipo de óleo usar no motor do carro?

Qui, 23 de Junho de 2011 03:26

O tipo de óleo mais apropriado para seu motor é aquele especificado pelo fabricante do veículo no manual do proprietário.

A maioria dos motores novos de hoje exigem uma multiviscosidade encontrada no óleo 5W-30. Este padrão de óleo contêm aditivos redutores de atrito que ajudam a melhorar a economia de combustível, e também permitem que o óleo chegue rapidamente aos componentes críticos superiores logo que o motor frio é acionado. Vale ressaltar que o desgaste do motor ocorre imediatamente após um arranque a frio. Por isso é importante fazer uso de um óleo refinado e viscoso o suficiente para circular facilmente - especialmente em temperaturas frias.

Para os motores mais antigos e os que são conduzidos em altas velocidades, como rodovias em tempo quente, indicamos o 10W-30 ou 10W-40 como sendo uma boa escolha. Óleos mais pesados, com multiviscosidade no padrão 20W-40 são quase sempre para altas rotações e expressivas cargas e não são recomendados para a condução em clima frio.

O 30W e 40W são óleos não muito populares, mas alguns teimosos insistem em usá-los. Eles dizem que o óleo grosso mantém-se melhor sob temperaturas elevadas, o que é verdade. Mas os mesmos são muito espessos para o tempo frio e pode fazer um motor rígido travar. Eles também podem ser muito grossos para proporcionar uma lubrificação de partida adequada para componentes críticos superiores durante o tempo frio. Assim, passar a utilizar um óleo 20W seria algo mais do que necessário para a condução num clima frio.

Quanto ao óleo 10W, ele pode melhorar em muito a partida a frio, mas é muito fino e só deve ser usado em temperaturas abaixo de zero. A multiviscosidade 10W-30 ou 10W-40 irá fornecer uma partida tão intensa e adequada quanto um óleo 10W com a proteção de alta temperatura de um óleo 30W ou 40W.

Para garantir um óleo que o atenda tanto em alta temperatura, quanto em durabilidade e desempenho, os óleos sintéticos são o melhor caminho a percorrer. Infelizmente, a maioria dos óleos sintéticos custar até três vezes mais do que os comuns que são à base de petróleo. Eles custam mais, porque os sintéticos são produzidos em laboratório, ao contrário dos originais que são simplesmente refinados após a extração da terra. Veja as vantagens dos óleos sintéticos:

• Resistência à temperatura superior. Sintéticos garantem segurança em altas temperaturas de operação, sem oxidação (queima) ou quebra. Isso faz com que os sintéticos sejam bastante adequados para aplicações em turbo, bem como em altas rotações e aplicações de motores de alto consumo.

• Melhor desempenho em baixas temperaturas. Sintéticos fluem livremente em temperaturas abaixo de zero.

• Melhor desempenho do motor. Sintéticos tendem a ser mais escorregadios do que seus concorrentes à base de petróleo, o maior deslizamento melhora a economia de combustível, promove cortes de perdas de potência por atrito e ainda impulsiona o motor a funcionar um pouco mais frio. A diferença aparente não é grande, mas ao final de um período pode-se avaliar uma vantagem notável.

• Intervalos maiores de troca de óleo. Porque sintéticos resistentes à oxidação e a quebra de viscosidade muito melhor do que óleos de motor comuns;

Como o custo dos sintéticos é elevado, você pode fazer, sem preocupações, uma “mistura”. Como se faz isso? Simplesmente substituindo um litro ou dois de óleo sintético por óleo convencional ao trocar de óleo. O resultado é excelente, pois os sintéticos são totalmente compatíveis com óleos de motor convencional.

 

Comentários  

 
0 #14 robson santos 10-08-2014 00:11
quem é o autor desse lixo de matéria ?
Como isso ain[censurado] está on-line ?

Se eu tenho um mecânico que diz óleo para clima quente, que mistura sintético com mineral, despeço ele na hora !

Lamentável desinformação...
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0 #13 Lahyane 04-08-2014 16:16
Oi gente...
Tenho um corsa hatch MAXX 1.0 2008/2009... e tenho que trocar o óleo dele, porem nao sei que óleo trocar, peguei ele recente e é a primeira vez que estarei trocando, sei que esta está usando o óleo [censurado] TOTAL 20W50, mas tenho os óleos aqui para colocar sendo, mineral 20W50 [censurado] Elf ou semissintético 15W40 [censurado] Elf, qual dos dois eu coloco??? ou nenhum?? alguém pode me aju[censurado]r por favor... Desde já, agradeço muito. abçs! Yellow Confused
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0 #12 Micas Bulo 20-07-2014 02:59
Tenho um Hon[censurado] Accord CL9 - 2.4 cc o modelo 2003, gostaria que me aju[censurado]s sem a identificar o tipo de oleo de motor, isto porque vem com o manual do carro de japones e nao percebo na[censurado]. Gracias
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0 #11 Eminem songs 07-07-2014 15:55
Hello colleagues, its e[censurado]rmo us post on the topic of [censurado]ltur eand completely explained, keep it up all the time.
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0 #10 luis soares 15-05-2014 18:48
Tenho um gol g5 1.6 2009 qual óleo devo usar?
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-1 #9 Diego 07-03-2014 02:08
Ola eu tenho um Renault Fluence 2.0 Au[censurado]ti co 2012 Privilege e perdi o manual quero já está na hora de trocar o oleo dele pois quero saber qual oleo ele pega se é o 10w40 ou 5w30 aju[censurado] por favor vlw
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0 #8 nelson 31-10-2013 23:11
tenho uma mitusibischi gt 3000 o oleo recomen[censura do]do é o 10 w 60 mas ha difi[censurado] l[censurado]de para encontra-lo por qual posso substitui-lo
grato
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+2 #7 Carlos 08-08-2013 18:40
qual o oleo devo usar [censurado] hon[censurado]
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+9 #6 Nadia Souza 21-07-2013 12:16
Sempre ouvi dizer que nao se deve misturar óleo mineral com o sintético . Tem certeza nessa informação? Pois qdo fui fazer isso o frentista aconselhou a nao fazer.
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+3 #5 eli 20-04-2013 16:19
qual o melhor oleo de motor para o meu carro gol 1.0 geraçao 5 flex
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